segunda-feira, 19 de março de 2012

Reflexão: Roteiro adaptado do conto "O Pessegueiro" (parte 1)



Como prometido, estou postando o roteiro adaptado do meu conto (leia aqui). Vale ressaltar que o trabalho era elaborar um roteiro de umas seis páginas, ou seja, um curta de uns 6 min, já que, mais ou menos, cada página de roteiro equivale a um minuto. Deveríamos fazer um filme live action - com pessoas - que fosse possível de ser filmado de forma amadora.

Dividirei o texto em duas partes e posteriormente irei explicar meu ponto de vista e o caminho que tracei até chegar ao resultado final.

Vamos lá!

“O PESSEGUEIRO”
Um roteiro
De
Rodrigo Carvalho



FADE IN:

1.  EXT. CEMITÉRIO – DIA – FINAL DA TARDE
A GAROTA distraída, de pele branca, CAMISA ROXA e SAIA PRETA até os joelhos, esfrega a grama com o tênis desamarrado. Uns passos à frente, PAI e MÃE abraçados contemplam uma LÁPIDE destacada das outras e coberta por uma ÁRVORE.
Um VAGALUME chama a atenção da garota que se afasta tentando capturá-lo. Ela o prende entre as mãos.
Leva as mãos aos olhos tentando investigar o inseto preso. Uma gota de chuva acerta sua mão.

2.  EXT. RUA – NOITE
O poste ilumina uma chuva fina. Do alto, guarda-chuvas seguem por uma larga calçada criando uma cobertura preta. A garota (roupa da cena anterior) corre por entre eles de forma desesperada.
O sinal fecha e todos param. A garota é escondida por um guarda-chuva.

3.  INT. CARRO - NOITE 
A MENININHA, cabelo desgrenhado, UNIFORME sujo e o BRAÇO ESQUERDO ENGESSADO, deixa sua BONECA de lado e se distrai olhando a chuva escorrendo pelo vidro. O pai discute com a esposa (pais cena 1) enquanto dirige. Ao fundo as pessoas atravessam a rua com seus guarda-chuvas.
Duas GOTAS maiores escorrem pela JANELA e a menininha as acompanha com o dedo. A garota, parada na calçada, OLHA PARA O CARRO fixamente.

4.  INT. QUARTO DA GAROTA – DIA – INÍCIO DA TARDE
Quarto bagunçado. Na escrivaninha perto da janela, COMPUTADOR DESCONECTADO, desenhos não terminados, papeis jogados, canetas, lápis, livros e revistas, DVDs e bonecas (BONECA da cena 1) amontoados. Muitos com tema ORIENTAL.  
A mãe abre a cortina da janela violentamente, na sua mão um FRASCO DE REMÉDIO. Volta-se para a garota, enfurecida.
A garota - de fone de ouvidos, blusa rasgada e calça jeans - vira-se na cama e aumenta a música no mp3 ignorando-a. A mãe, ainda gritando, retira a chave da porta e sai do quarto.
A garota troca de música no mp3.

5.  MONTAGEM PARALELA
a) FESTA na casa do NAMORADO
b) MENININHA submersa na BANHEIRA
c) GAROTA entrando na própria casa e correndo para o BANHEIRO

INT. CASA DO NAMORADO/SALA – NOITE – INÍCIO DA NOITE
A garota com maquiagem pesada, de BLUSA ROXA E SAIA PRETA (cena 1), verifica uma mensagem no celular em meio a uma festa (alternativa com rock japonês e jovens por volta de 16 anos). Suas mãos tremem.

INT. CASA DA GAROTA/BANHEIRO – NOITE
A menininha de olhos fechados, SUBMERSA numa banheira, tampa o nariz tentando segurar a respiração. Na superfície da água, espuma e alguns brinquedos.

CASA DO NAMORADO
Tenta atravessar por um pessoal que dança animado. Leva vários esbarrões, mas parece não se importar. Aos trancos e
barrancos sobe a escada. Ela fecha os olhos tentando conter as lágrimas.

INT. CASA DA GAROTA - NOITE
A garota sobe as escadas procurando não fazer barulho. Está com roupas (MESMA DA CENA 1) encharcadas e maquiagem borrada. Parece exausta. Do topo da escada avista a mãe no quarto discutindo exacerbadamente ao telefone.
A garota corre em direção ao banheiro. A mãe a vê e tenta impedi-la largando o telefone no chão.
CASA DA GAROTA/BANHEIRO
Torneira aberta com comprimidos escorrendo pela pia.

CASA DO NAMORADO
Um rapaz tenta segurar a garota antes que ela abra a porta. Todos param para presenciar a cena. A garota o empurra e consegue adentrar pela porta.
Atônita, ela para. No chão em cima de um TAPETE LISTRADO, peças de roupa e uma garrafa vazia.

CASA DA GAROTA/BANHEIRO
A menininha emerge da água puxando forte o ar pela boca.
Close dela esfregando os olhos e sorrindo vitoriosa.

6.  INT. TEATRO
Close de uma máscara kabuki branca com detalhes em vermelho.
Palco está coberto por fumaça com um céu acinzentado como fundo. Do lado esquerdo, uma orquestra (vocais, shamisen e shakuhachi) enfileirada, está ajoelhada com um lampião na frente de cada integrante. 
A atriz mascarada, de quimono branco, dança suavemente de acordo com a melodia em volta de um lampião no centro do palco. Ela movimenta um LEQUE aberto como um barco a navegar.
A atriz sai de perto do lampião e se agacha fingindo beber água com o leque.

7.  INT. QUARTO DA GAROTA – DIA
Mesmo quarto da garota, sendo que na época de quando era criança. Colcha colorida, sem computador, muitas bonecas, bichos de pelúcia e desenhos na parede.
A menininha, sentada só de calcinha na cama, do lado do seu UNIFORME de escola dobrado, DESENHA animada uma ÁRVORE em seu gesso enquanto a mãe enxuga seus cabelos.

8.  INT. SALA DE AULA – DIA – TARDE
A amiga coloca um papelzinho dobrado na carteira da garota. Elas estão sentadas no fundo da sala. Poucos estão prestando atenção à aula. A garota, que estava distraída olhando pela JANELA, volta a atenção ao papel e o guarda sem lê-lo.
A garota, de jeans e camisa da escola, sentada de pernas cruzadas na cadeira, volta a desenhar uma ÁRVORE na contra capa de seu caderno. Pela janela, a menininha brinca sozinha num parquinho girando num dos brinquedos. Ela Cai.

9.  INT. TEATRO
Levada pela melodia, a atriz DEIXA DE LADO O LEQUE e passa a dançar mais livremente pelo palco. Progressivamente ela vai retirando seu quimono branco dando lugar a uma peça PÚRPURA. No centro do palco ela deixa o quimono branco cair, aparecendo completamente o novo quimono. Palco escurece.


Continua...




2 comentários:

  1. Pô cara..tava esperando esse post. Tu sabe disso! Rs
    Quero muito ver o resto cara..e tentar acompanhar esse processo de formação. Como sempre, tenho algumas perguntas que, muito provavelmente, são ignorantes, mas vou fazê-las assim mesmo! rs
    Algumas palavras nesse roteiro estão destacadas. O intuito é simplesmente chamar atenção mesmo ou tem algo mais?
    Achei meio confuso, as vezes, o ''título' da cena... com a parte do dia e o lugar, mas acho que isso só se deu devido a falta de nome das personagens...(que, acredito eu, seja proposital mesmo. certo?)
    Um grande abraço e força pra continuar!

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  2. Então, as palavras em caixa alta são importantes para quem lerá o roteiro, como o diretor, por exemplo. Sempre devemos destacar palavras que não podem ser ignoradas.

    Realmente não queria que os personagens tivessem nome. Acho algo de extrema importância.

    Os títulos seguem um padrão de roteirização, mas não duvido que possa confundir... rs

    Basicamente devemos mudar o título quando há alteração no local ou no tempo da narrativa. Então marcamos o local e o momento do dia. As vezes especificamos "início da tarde", por ser de suma importância.

    Eu achei muito difícil escrever um roteiro, já que a linguagem é totalmente diferente de um texto narrativo ou dissertativo. Você deve ser objetivo e conciso, mas ao mesmo tempo tentando passar, por meio de palavras claras, a sensação que quer na cena. O storyboard ajuda um pouco nessa obtensão do "clima" da cena. Principalmente nesse roteiro que é baseado numa narrativa emocional e sensorial.

    O maneiro é que o professor pediu um roteiro de decupagem, ou seja, estabelecendo angulos de câmera, e a forma do plano. Como fiz há um tempinho, hoje em dia, já faria diferente. Esses seis meses estudando cinema já mudaram minha forma de enxergar os filmes.

    Por isso que acho o Clacast tão importante para a gente, porque irá melhorar a forma de vocês verem os filmes.

    Valeu cara pelo comentário! Quarta posto o resto e depois coloco o storyboard!

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